Um filme, uma novela, um livro e até uma
piada, para que sejam considerados bons, precisam ter um ótimo desfecho. Em
inúmeras vezes, cansamos de ver rostos decepcionados por esperarem um final
apoteótico, e encontrarem uma história inacabada. Na dissertação, o fechamento
também deve ser um ponto muito importante, afinal é a última informação que
fica na cabeça do leitor; e, se for ruim, põe todo o texto a perder.
A conclusão é o parágrafo do qual os
alunos mais reclamam, e isso pode ser explicado pelo fato de haver uma
reprodução de texto feita por eles. Assim, a partir do momento em que os alunos
reproduzem argumentos que não são próprios, e sim verdadeiras cópias do que
ouviram na televisão, de um amigo ou até do professor, eles não sabem tirar uma
conclusão do que expuseram. Para completar esse quadro, muitos acham que o
fechamento da redação significa fazer um resumo de tudo o que foi dito do texto
para que a ideia fique mais clara na cabeça do leitor. Errado! A conclusão
precisa apresentar uma ideia nova, ou seja, algo que ainda não foi escrito na
dissertação, algo que conquiste o leitor por ser inesperado, e não óbvio.
Então, vamos às observações:
- Não comece a conclusão com “Concluindo” ou “Conclui-se que”. Se você está na conclusão, é óbvio que se está concluindo. Se fosse necessária tal expressão, então deveríamos começar a introdução com “Introduzindo” e os desenvolvimentos com “Desenvolvendo”!
- Não use frases prontas como “Com base no que foi dito acima”, “Destarte”, “Diante dos fatos mencionados” e “De acordo com os argumentos supracitados”. Seu texto não pode ser uma cópia de tantos outros, muito pelo contrário: ele precisa ser original!
- Antes de apresentar uma ideia nova para concluir o seu texto, retome, na conclusão, a tese (a primeira frase que foi escrita na introdução), mas com outras palavras, e só depois faça o fechamento.
- Nunca coloque informação demais na conclusão, nem deixe assuntos pendentes. Se estiver fazendo provas como a do ENEM ou de universidades estaduais, apresente soluções ou sugestões para o problema abordado. Caso esteja fazendo vestibular para universidades federais, não é obrigatório solucionar nem sugerir nada. Compare o D1 e o D2, veja se são iguais ou diferentes, se a situação neles é melhor ou pior, e então escreva o que você conclui disso.
DICA: Se
quiser, você pode experimentar colocar uma pergunta retórica (feita para fazer
pensar, que não precisa de resposta) na conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário